terça-feira, 11 de novembro de 2014

Lembrando: William Brown linchado nos USA em 1919

"Cidadãos de bem"
O linchamento do operário negro nos Estados Unidos, 1919.
A morte do operário William Brown durante a Rebelião Racial de Omaha (Nebraska, EUA, 1919) faz parte de um passado obscuro da história dos Estados Unidos.
O mal-estar na cidade americana de Omaha, Nebraska, começou quando um grande número de imigrantes negros chegou atraída pelas oportunidades ligadas à indústria. A população trabalhadora branca (de maioria imigrantes do sul do país ou do continente europeu) passou a hostilizar a nova concorrência. No que ficou classificado pelas autoridades como "um confronto iminente devido a mal-estar entre trabalhadores brancos e negros", terminou no linchamento de um operário acusado de estupro, dois homens brancos mortos e uma tentativa de enforcamento do prefeito da cidade. A situação só foi normalizada com a chegada das forças armadas nacionais.
Xenofobia e racismo motivaram diversos motins em cidades estadunidenses desde o início do século XX, o caso de Will foi tão intenso que mobilizou o poder federal para condenar seus envolvidos. A maioria dos acusados nunca chegou a cumprir qualquer pena, entretanto, o legado do repúdio ao ocorrido foi uma importante conquista na luta pela tolerância no país.
História Ilustrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário