quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

YUCUMÃ SOB AMEAÇA IMINENTE DE DESTRUIÇÃO



Licenciamento alvo de ação
MPF tenta paralisar processo relativo à obra da Usina de Panambi devido a riscos ambientais.

Ação civil pública ajuizada pela procuradora da República Letícia Carapeto Benrdt, do Ministério Público Federal (MPF) em Santa Rosa, em conjunto com o Ministério Público gaúcho, exige a paralisação do processo de Licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Panambi, que deve ser construída no município de Alecrim. O pedido de liminar é contra o IBAMA e a Eletrobras. Segundo a diretoria da 1ª Vara Federal de Santa Rosa, o feito está concluso para análise dos pedidos de liminares pelo juiz federal Rafael Lago Salapata.
ele interpretar como procedente a ação, haverá paralisação das atividades iniciadas pela Eletrobras, responsável pelo estudo e possível construção, instalação e operacionalização da usina; suspensão do processo de Licenciamento que tramita no IBAMA e impedimento de emissão de licença prévia para instalação; e nulidade de Termo de Referência que viabiliza estudos de impacto ambiental. Também pode ocorrer notificação à União, para que não libere mais recursos para estudo e construção.
Segundo a ação, a inundação prevista, de 130 metros, deve atingir o Parque Estadual do Turvo, Unidade de Conservação de Proteção Integral, tombada como bem cultural e socioambiental do Estado. Conforme a procuradora, o empreendimento afetará a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, além de provocar danos irreversíveis ao patrimônio arqueológico e à Biodiversidade da Bacia do Rio Uruguai, pois há Espécies Ameaçadas de extinção, como os peixes dourado e surubim, que não poderão se reproduzir nos reservatórios.
A obra também fará com que as cidades de Porto Mauá, no Brasil, e Alba Posse, na Argentina, sejam removidas, porque a água da barragem de Alecrim cobrirá grande parte dessas áreas. A construção atingirá outras nove cidades próximas do rio: Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado, Santo Cristo, Tucunduva, Tuparendi, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul e Tiradentes do Sul. Os governos do Brasil e Argentina pretendem ainda construir a Usina de Garabi, em Garruchos. As duas Hidrelétricas, com capacidade de gerar 2.200 megawatts, devem ter investimento de R$ 4 bilhões e previsão de desalojar 12,6 mil pessoas.
http://www.cliptvnews.com.br/mma/amplia.php?id_noticia=100279

Nenhum comentário:

Postar um comentário