sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Colônia Cecília

FUNDAÇÃO DA COLÔNIA CECÍLIA
Em 20 de fevereiro de 1890 em Génova (Itália), por iniciativa de Giovanni Rossi, um pequeno grupo de anarquistas italianos veio no navio Città di Roma para Brasil. No grupo estavam os anarquistas italianos: Evangelista Benedetti, Lorenzo Arrighini, Giacomo Zanetti, Cattini e Achille Dondelli com o fim de fundar uma colónia experimental libertária que tomará o nome de 'A Cecília'.
Chegaram ao Rio de Janeiro em 18 de março de 1890 e após ficarem uma semana na hospedaria da Ilha das Flores. O grupo tirou passagem para Porto Alegre no Rio Grande do Sul, mas o mal-estar da longa viagem, que afetou dois membros do grupo, fez com que eles desembarcassem em Paranaguá. Resolveram ficar, entraram em contato com a Inspetoria de Terras e Colonização e compraram alguns alqueires perto do município de Palmeira, por meio de um parcelamento.
Após nova viagem de comboio e diligência, chegaram a 03 de abril ao lugar,  na floresta de Santa Bárbara, a 18 km ao sul da pequena Vila de Palmeira (Paraná, Brasil), onde estabeleceram a comunidade anarquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário