domingo, 24 de abril de 2016

Anarquismo

Bom dia gente!
Com esse rebosteio político desses últimos tempos possivelmente se sinta indefinido quanto ao seu posicionamento político e se identifique com algumas dessas ideias:
1 – Você gostaria de uma sociedade igualitária que buscasse racionalmente o equilíbrio entre as reivindicações da solidariedade humana geral e a do indivíduo livre.
2 – Uma sociedade onde os sistemas de exploração humana e o abuso destrutivo da natureza fossem extintos.
3 – Apesar disso sobre os sistemas que fazem propostas como essa você não tem se identificado com nenhum.
4 – Talvez você já tenha percebido que o Estado desde sua criação tem governado para a manutenção de privilégios de poucos em desvantagem, miséria e submissão de muitos.
5 – Observando isso tem estado desapontado com o futuro da humanidade e já não acredita na política representativa e eleitoreira.
6 – Tem desesperança vendo a sociedade como está e se sente “utópico” em pensar algo melhor que isso.
Já ouviu falar em anarquismo? “Utopia!” dirão alguns que por incapacidade de ver o potencial humano para uma melhor sociedade futura refugiam-se em medos inertes e receitas de bolo ditas “realistas” ou “científicas” quando na verdade geralmente são ingênuas, acomodadas, autoritárias e consoladoras.
Terrorismo!” dirão outros perdidos no senso comum televisivo e nos outros veículos ideológicos financiados pela classe dominante.
Impraticável!” dirão outros que não observaram que a cooperação e o trabalho foram elementos sempre essenciais e existentes para a sobrevivência de nossa espécie.
Anti-natural!” dirão os que calcados numa suposta natureza humana socialmente autodestrutiva não se dão conta que a natureza das relações competitivas ou cooperativas dependem do ambiente que seleciona essa classe de comportamentos e não de uma suposta “essência perversa imutável”.
Impossível!” julgarão os incautos que acham impossível viver sem um aparelho centralizador de poder , com caráter coercitivo e administrativo dos assuntos de interesses gerais que regem a sociedade, estes negam a longa existência da humanidade com a ausência do Estado e dos meandros sutis deste, negando grande parte de nossa história e da história de algumas localidades atuais.
Detestável!” dirão os que temem a emancipação da classe trabalhadora por temerem o fim de sua exploração dessa classe.
Esquerdopatas!” dirão os machinhos ressentidos apoiadores de políticos fascistas que com ideias moralistas, preconceituosas e simplórias transmitem uma segurança viril de papai autoritário para esses caros adeptos.
O anarquismo consiste em uma das correntes do socialismo, o socialismo libertário. Suas ideias e práticas se baseiam numa análise crítica de nossas instituições, bem como na análise do autoritarismo implícito e explícito em nossas relações cotidianas(incluindo familiares, laborais, amorosas e etc).
Os anarquistas buscam a autonomia e a organização pelas bases, aspirando a abolição do Estado e da alienação.
Os anarquistas buscam a emancipação econômica, por essa ser fator determinante da emancipação política e social, rejeitando assim uma sociedade baseada em castas e colocando os meios de produção nas mãos de quem produz.
Os anarquistas através de práticas artísticas, científicas e relacionais desejam a divulgação de uma cultura libertária que se oponha aos processos de fabricação de consenso pelos aparelhos ideológicos do Estado e da grande mídia.
Os anarquistas são a favor da divulgação científica e rejeitam o charlatanismo, a ignorância e a teocracia.
Os anarquistas são a favor da saúde, rejeitando o ódio irracional, o desejo de dominar, o medo da liberdade e a identificação com o opressor no âmbito dos relacionamentos sociais.
Os anarquistas estão em todos os cantos, na fábrica se associa com seus iguais em sindicatos e associações defendendo os interesses da classe trabalhadora, nas escolas buscam a autoinstrução e lutam por melhores formas de ensino, como amante rebelam-se contra duplos vínculos e joguinhos amorosos de controle, nas famílias vão limpando os resíduos autoritários através da conscientização das ações.
Os anarquistas no campo da política cotidiana e corporal buscam eliminar os bloqueios da capacidade de amar, criar e lutar, buscando já no mundo atual e na medida do possível respirar a liberdade, construir autonomia, produzir autogestão e vivenciar a anarquia.


Percy Drokellier

Nenhum comentário:

Postar um comentário